segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Alzheimer

Não sei se tem a ver com a doença, se ela se manifesta cedo, mas meu pai sempre apresentou esquecimento, a que ele mesmo chamava de memória fraca.
Vou relatar aqui o que está acontecendo a partir do momento foi diagnosticado Alzheimer.

Uma noite de outubro meu irmão Adilson, o segundo depois de mim, me ligou e muito assustado relatou o que acabara de acontecer na cada de meus pais. Ele simplesmente dizia que minha mãe era sua prima, que aquela casa não era dele. Queria ir embora para sua casinha que ficava lá para cima. Se recusava a ir para cama. Minha mãe e meu irmão ficaram chocados e me ligaram pois não sabiam o que fazer. Pedi que se acalmassem e que não ficassem tentando fazer o contrário, quer dizer fazê-lo entender porque isso não aconteceria. Logo ele aceitou ir para cama e dormiu.  Isso se repete sempre. Ele acha que a casa não é dele. Sempre pede para ir embora. Conversando com a médica, ela disse para sair com ele, dar uma volta. É isso mesmo que fazemos, ele se despede de quem fica, damos uma volta com ele e quando retornamos ele pensa que está em casa e chega cumprimentando os que lá estão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário